sexta-feira, 24 de outubro de 2014

154 - A Maldição de Fenric

Divulgação
A Maldição de Fenric, ou The Curse of Fenric, é o terceiro e penúltimo arco da 26ª Temporada e foi transmitido entre 25 de Outubro e 15 de Novembro de 1989.

Maiores informações podem ser encontradas neste artigo, em inglês, e no site oficial da BBC.

Sinopse:

O Doutor e Ace são postos ao teste final quando a TARDIS se materializa em uma base naval de segurança máxima na Inglaterra da Segunda Guerra Mundial. A igreja do exército, construída sobre túmulos vikings, possui segredos que estão prestes a serem descobertos e desencadeará fortes emoções para Ace e seu "professor".

Notas do Segundo Revisor:

Legendas produzidas pela equipe do Trenzalore.

Assim como no 11º episódio da 6ª temporada da Série Atual, o Doutor, nos momentos finais da história, faz sua companheira desacreditar nele. E foram feitos dois vídeos com as músicas trocadas dessas cenas: Ace Perde a Fé no Doutor e Amy Perde a Fé no Doutor.

A história teria o título de Os Lobos de Fenric (The Wolfes of Fenric), e primeiramente Tempo de Lobos (Wolf-Time), mas John Nathan-Turner pensou que o título não faria muito sentido para o público, já que a referência aos servos de Fenric não constava nos primeiros momentos da trama.

O arco iria rodar originalmente, como a maioria das histórias da série, mesclando interiores no estúdio e exteriores em locações. Entretanto, depois de ler o roteiro, o diretor Nicholas Mallet, convenceu o produtor Nathan-Turner de que, tendo em conta os cenários, o arco seria mais eficaz e realista se fosse rodado integralmente fora do estúdio, algo que Nathan-Turner esteve de pleno acordo. Tanto que a duração das filmagens ultrapassou o previsto e foi considerado brevemente editar a história em cinco episódios, ao invés dos quatro. Ian Briggs, no entanto, se opôs energicamente, pensando que o fluxo da narrativa seria seriamente prejudicado.

O escritor Ian Briggs baseou o personagem do Dr. Judon em Alan Turing (a "máquina Ultima" é baseada na autêntica máquina Enigma). Em uma entrevista para o DVD do arco, Briggs disse que como na época não se considerava apropriada mostrar a luta de um personagem com a homossexualidade em um programa familiar, transformou a frustração de Turing por não poder expressar sua verdadeira identidade sexual na frustração de Judson por estar alejado. Na mesma entrevista, Briggs disse que pretendia sugerir que tanto Judson como Millington eram gays e que tinham um passado em comum, porém, isso não passou no corte final.

Download das Legendas
Episódio 4
Quer baixar pelo Dropbox?
Acesse a Lista de Legendas.

Download dos Episódios