quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

060 - Dia dos Daleks

Divulgação
Dia dos Daleks, ou Day of the Daleks, é o primeiro arco da 9ª Temporada e foi transmitido entre 1 e 22 de Janeiro de 1972.

Sinopse:

O Doutor e Jo Grant são transportados, acidentalmente, através do tempo até o século XXII e são capturados pelos Daleks que conseguiram torna-se donos do planeta e tentam impedir a ação de guerrilheiros que estão planejando uma mudança na história.

Notas do Segundo Revisor:

Legendas produzidas pela equipe do Trenzalore.

Entre os títulos provisórios estão: Os Caçadores de Fantasmas (The Ghost Hunters) e Anos de Condenação (Years of Doom). O roteiro original era para os Ogrons serem os manda-chuvas da Terra ao invés dos Daleks, pois planejava-se trazê-los de volta no último arco da temporada com o título de Os Daleks em Londres (The Daleks in London), mas perceberam que era muito parecido com A Invasão Dalek da Terra, além da falta de um grande começo, como aconteceu nas temporadas anteriores, com os Autons (e a primeira aparição do novo Doutor) e o Mestre. Então foi pedido que Louis Marks editasse sua história para incluir os Daleks. Outra curiosidade é que Osterley Park foi o primeiro nome proposto da atual Auderly.

No começo do Episódio 1, enquanto o Doutor está trabalhando no painel da TARDIS e Jo está por perto conversando, um erro ocorre e aparecem outros Doutor e Jo do futuro por um instante. No roteiro, no final do Episódio 4, deveria haver uma cena semelhante, com o Doutor e a Jo vendo eles do passado por um instante. Entretanto, esse episódio excedeu o tempo e o diretor Paul Bernard decidiu cortar a cena, a qual ele pessoalmente não gostava. O editor de roteiros Terrance Dicks tentou convencer Paul para incluir a cena, mas o diretor rejeitou a proposta e o produtor Barry Letts concordou que cena deveria ser cortada. Felizmente, Terrance Dicks não se deu por vencido e incluiu a cena final em sua novelização do arco, essa que foi publicada em Portugal com o título Doutor Who e o Dia dos Daleks.

Os Episódios 3 e 4 têm a particularidade de começarem com a música de suspense da última cena do episódio anterior.

Download das Legendas

Download dos Episódios
Instruções e Lista de Links

Arte Relacionada:
Ilustração de Chris Achilleos