sábado, 31 de janeiro de 2015

147 - Fogo de Dragão

Divulgação
Fogo de Dragão, ou Dragonfire, é o último arco da 24ª Temporada, e foi transmitido originalmente entre os dias 23 de Novembro e 7 de Dezembro de 1987.

Sinopse:

No Mundo do Gelo, o Doutor e Mel inesperadamente encontram Sabalom Glitz, um velho conhecido. Junto a Ace, uma jovem garçonete com um amor a explosivos, o grupo de risco vai em busca do tesouro do Fogo de Dragão. Mas, como de costume, forças obscuras estão os cercando, e o Mundo do Gelo em si.

Notas do Organizador:

Tempus fugit, citado no Episódio 1, segundo a Wikipédia, é uma expressão em latim que significa "O tempo foge", mas que é normalmente traduzida como "o tempo voa" ou "o tempo voou". É uma expressão que aparece em muitos relógios.

Entre os títulos provisórios do arco estão Zero Absoluto (Absolute Zero), O Tesouro da Pirâmide (The Pyramid's Treasure) e Pirâmide no Espaço (Pyramid in Space).

Em uma cena, o Doutor distrai um guarda com uma conversa filosófica. Uma das falas do guarda sobre a espessura semiótica de um texto é uma citação do livro Doctor Who: The Unfolding Text. O editor de roteiros Andrew Cartmel havia sugerido aos escritores que lessem esse livro para se familiarizarem com Doctor Who e sua história, o que inspirou Ian Briggs a citar um trecho em seu roteiro, em uma divertida autorreferência.

Para os efeitos especiais da última cena com Kane, foi fabricado um busto de cera com a cara do ator e filmaram ele derretendo com uma caveira no interior, depois foi só acelerar a filmagem para conseguir o efeito desejado. Embora seja muito similar à morte de Toht em Indiana Jones e Os Caçadores da Arca Perdida, para a audiência familiar de Doctor Who houve o cuidado de evitar a cor vermelha. Ronald Lacey, que interpretou Toht no filme, foi a primeira escolha de Chris Clough para interpretar Kane, mas ele não estava disponível. Também foram considerados como intérpretes de Kane John Alderton e David Jason, mas ambos estavam igualmente indisponíveis.

Apesar de aparecer em todos os episódios deste arco, Ace só tornou-se a companheira principal do Doutor em Recordação dos Daleks. Andrew Cartmel esteve trabalhando com Sophie Aldred para fazer Ace diferente da maioria das acompanhantes, menos "gritona" e mais "moleca". Sophie recorda que falar com os Daleks foi o que a fez sentir como uma "verdadeira assistente". Ela diz que se orgulha da cena em que Ace golpeia um Dalek com um taco de beisebol, pois foi uma das melhores coisas que fez na sua vida. Sophie também treinou atirar para a cena em que acerta um Dalek. Essa cena estava prevista originalmente para o Doutor, mas acharam que isso era muito fora da personalidade dele e Sylvester McCoy sugeriu que Ace o fizesse.

Download das Legendas

Download dos Episódios