quarta-feira, 30 de setembro de 2015

031 - Os Montanhistas*

Divulgação
Os Montanhistas, ou The Highlanders, é o quarto arco da 4ª Temporada e foi transmitido entre 17 de Dezembro de 1966 e 7 de Janeiro de 1967.

*Este arco contém todos os Episódios reconstruídos.
  Para saber mais, acesse Episódios Reconstruídos.

Sinopse:

Depois da batalha de Culloden, o exército britânico triunfou sobre as forças do príncipe Carlos Eduardo. Quando chega a TARDIS, o Doutor, Ben e Polly encontram-se com escoceses rebeldes e são feitos prisioneiros por eles.

Notas do Segundo Revisor:

Curiosidades interessantes são que "Doutor von Wer", ou "Doktor von Wer", é a tradução que a BBC utilizou de "Doctor Who" para alemão ("Doktor von Wer" significa, literalmente, "Doutor de Quem"), "Casaca-vermelha" se refere aos soldados ingleses, pois na época casacos vermelhos faziam parte de seus uniformes, e "Senhor das Terras" e "Pela rocha do javali!" são traduções respectivas dos termos "Laird" e "Creag an tuire!".

O título provisório do arco era Culloden. Entretanto, alguns anos antes a BBC havia transmitido um docudrama de mesmo nome, o que fez o título deste arco ser alterado.

O produtor Innes Lloyd e o editor de roteiros Gerry Davis a princípio não estavam seguros de se Jamie poderia funcionar como personagem regular, e mesmo que o contrato de Frazer Hines tivesse uma opção de mais três arcos, foi filmado um final com Jamie ficando para atrás depois de a TARDIS ir. Porém, a interpretação de Frazer durante as filmagens convenceu os dois de que o personagem tinha potencial, e voltaram a filmar o final. Sua popularidade entre o público assegurou o posto a longo prazo de Jamie na tripulação da TARDIS.

Quando ainda era ator no início da década de 1960, o diretor deste arco, Hugh David, havia sido considerado para o papel do Primeiro Doutor, mas por ter só 48 anos na época, Verity Lambert o considerou jovem demais para o papel.

Legendas publicadas originalmente no Universo Who.

Download das Legendas

Download dos Episódios