quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

053 - Os Embaixadores da Morte

Divulgação
Os Embaixadores da Morte, ou The Ambassadors of Death, é o terceiro arco da 7ª Temporada e foi transmitido entre 21 de Março e 2 de Maio de 1970.

Sinopse:

Com a UNIT encarregada da segurança, o programa espacial britânico, sob o comando de Ralph Cornish, supervisa o lançamento da sonda Recovery, que foi enviada à órbita para estabelecer contato com a Mars Probe, perdida em Marte, e seus dois astronautas, que perderam contato com a Terra oito meses atrás. O piloto da Recovery faz contato, mas é silenciado por um som não terrestre. Preocupado, o Doutor e sua assistente Liz Shaw vão para o centro espacial começar a investigar esse intrigante mistério.

Notas do Segundo Revisor:

Oui e Merci, falados no Episódio 1, significam respectivamente "sim" e "obrigada(o)" em francês. E entre os títulos provisórios estão Os Invasores de Marte (The Invaders from Mars) e Os Portadores da Morte (The Carriers of Death).

Quando esta trama foi concebida originalmente, tinha como protagonistas o 2º Doutor e seus últimos acompanhantes, Jamie McCrimmon e Zoe Heriot. Por isso, estava ambientada no futuro e não incluía a UNIT. Quando os três atores abandonaram o programa ao final da temporada anterior, o enredo foi reescrito para incluir as mudanças. O editor de roteiros original, David Whitaker, se mostrou incapaz de escrever para o novo formato e elenco, passando essa tarefa para Trevor Ray, Terrance Dicks e Malcom Hulke. Todas as partes implicadas concordaram em deixar o crédito somente a David, para ser este o último arco que incluía seu nome.

A filmagem em exteriores foi realizada entre janeiro e fevereiro de 1970 em Blue Circle Cement em Kent, Marlow Weir em Buckinghamshire, Southall Gas Works em Middlesex, e várias localidades em Aldershot, Hamoshire. A gravação em estúdio foi realizada entre fevereiro e março de 1970. O alienígena debaixo do traje espacial foi feito colocando mo rosto do ator maquiagem azul, tecido e látex. Como era incômodo para os atores, a maquaigem só era posta pouco antes de começarem a filmar.

Apesar do arco ter sido gravado em fita de vídeo colorida, apenas o Episódio 1 está conservado em seu formato original. Os outros seis episódios foram conservados somente como cópias em filme preto e branco e gravações domésticas coloridas feitas a partir de uma retransmissão nos Estados Unidos na década de 1970. Essa gravação estava severamente afetada por interferências que por vezes fazia a imagem ficar ilegível.

Em maio de 2002, o Doctor Who Restoration Team, para o lançamento em VHS, combinou a informação de cor útil da gravação doméstica com a imagem em preto e branco das cópias em celuloide, criando uma imagem colorida de alta qualidade. Com isso, quase a metade do arco foi apresentada colorida, incluindo o Episódio 5 completo e fragmentos dos Episódios 2, 3, 6 e 7. O resto, incluindo todo o Episódio 4, não foi possível restaurar, ficando em preto e branco.

Legendas publicadas originalmente no Universo Who.

Download das Legendas

Download dos Episódios