quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

082 - Pirâmides de Marte

Divulgação
Pirâmides de Marte, ou Pyramids of Mars, é o terceiro arco da 13ª Temporada e foi transmitido entre 25 de Outubro e 15 de Novembro de 1975.

Sinopse:

No Egito de 1911, Marcus Scarman escava uma pirâmide e descobre a porta a uma câmara mortuária com o Olho de Hórus. Ao entrar, um raio surge do sarcófago e o derruba. Enquanto isso, uma conversa casual do Doutor com Sarah Jane é interrompida por uma sacudida na TARDIS que a tira de sua rota, e Sarah vê a aparição de uma cabeça de chacal. O Senhor do Tempo segue a fonte de energia e aterrissa em uma casa vitoriana na Inglaterra cheia de artefatos egípcios, onde os dois viajantes começam a presenciar coisas estranhas e partem para mais uma aventura.

Notas do Segundo Revisor:

A trama escrita por Lewis Greifer foi considerada inutilizável, e como ele não estava disponível para reescrevê-la, Robert Holmes fez esse serviço por completo utilizando o pseudônimo de Stephen Harris.

Em Pirâmides de Marte aparece uma das contradições da série: Sarah diz vir de 1980, o que subentende-se que os arcos da UNIT situariam-se em um futuro próximo, não na época atual da transmissão. Entretanto, em Mawdryn Morto-Vivo é dito que o brigadeiro Lethbridge-Stewart saiu da UNIT em 1976 e o sargento Benton em 1979, o que contradiz a data dita por Sarah, possivelmente um erro no roteiro.

Tom Baker e Elisabeth Sladen improvisaram um bom número de fragmentos do enredo, sobretudo uma cena no Episódio 4 em que o Doutor e Sarah começam a sair de seu esconderijo, e quando veem uma múmia voltam depressa a esconder-se. Tom se baseou nos Irmãos Marx para essa cena.

Várias cenas foram descartadas para a transmissão. Na segunda parte seria utilizada uma cena da TARDIS aterrissando na Terra alternativa de 1980 destruída, mas o diretor Paddy Russell decidiu que os espectadores sentiriam-se mais impactados se a primeira cena da nova Terra fosse a reação de Sarah quando as portas da nave se abrissem. Além de quatro cenas, três de efeitos especiais, que foram elimanadas porque Paddy pensou que não ficaram bem. Mas elas foram restituídas no DVD junto com uma versão alternativa do caçador perseguido na segunda parte e uma versão completa da explosão.

Legendas produzidas pela equipe do Doctor Who Brasil.

Download das Legendas

Download dos Episódios