quarta-feira, 27 de julho de 2016

148 - Recordação dos Daleks

Divulgação
Recordação dos Daleks, ou Remembrance of the Daleks, é o primeiro arco da 25ª Temporada e foi transmitido entre 5 e 26 de Outubro de 1988.

Sinopse:

O Doutor e Ace chegam em Shoreditch em 1963 e congraçam-se com o professor Jensen e o sargento Mike Smith, que estão procurando as origens de umas flutuações magnéticas no exterior de uma escola. Depois encontram o Capitão Gilmore e seus homens em Totters Lane, onde foram atacados por um bandido desconhecido. O agressor é um Dalek cinza que é destruído pelo Doutor, mas isso é só o começo.

Notas do Revisor:

Este arco contém numerosas referências à história da série, algo de que Ben Aaronvitch achava divertido. Ocorre em 1963, mais ou menos na mesma data em que ocorre o primeiro episódio da série, de Uma Criança de Outro Mundo. Também é a volta do Doutor para Totters Lane, como havia reaparecido em Ataque dos Cybermen, além de a reaparição da escola Coal Hill. Sem falar na menção de um vilão que apareceu anteriormente em Arco do Infinito.

O produtor John Nathan-Turner queria começar o 25º aniversário em grande estilo fazendo uma estória com seus adversários mais famosos, os Daleks. John e o editor de roteiros Andrew Cartmel contrataram Ben Aaronvitch para escrever a trama. Andrew contratou Ben para escrever a estória Dalek, originalmente intitulada Nêmesis do Doutor (Nemesis of the Doctor). Pelo acordo com Terry Nation, o criador dos Daleks, o roteiro de uma estória sobre os vilões devia contar com sua aprovação se ele não fosse o autor. Apesar de discordâncias iniciais, ele aprovou a estória.

A incapacidade dos Daleks de subir escadas era um mito urbano e uma piada muito comum, de que o próprio Doutor fez eco em Destino dos Daleks. Recordação pretendia matar esse mito, apesar de Andrew notar que a piada perdurou.

A guerra civil Dalek foi pensada para que servisse de explicação para Revelação dos Daleks. Ben pensou que o destino de Skaro no final do arco parecia uma conclusão lógica, mas sinalizou que não foi a melhor decisão a longo prazo.

Recordação dos Daleks, a primeira estória da temporada do 25º aniversário, também foi a primeira a ser transmitida originalmente em estéreo, mesmo que apenas na área de Londres. E dentre as muitas autorreferências, ainda há uma metarreferência: um locutor de televisão diz "Esta é BBC Televisão. A hora é cinco e quinze da tarde, e as atrações de sábado continuam com uma aventura da nova série de ficção científica, 'Doc...'", mas a cena muda antes de completar o título. Ben Aaronvitch não pôde resistir a essa referência, e esclareceu que isso deve ser levado na brincadeira e não a sério. Originalmente estava previsto que esse programa teria o título de Professor X.

Várias cenas do arco foram cortadas ou editadas durante a produção. A que mais se destaca é uma do Doutor dizendo a Davros que ele é "muito mais que um Senhor do Tempo qualquer", cujo áudio está contido em Sylvester Mccoy - Babelcolour Tribute. Essa e as pistas de que o Doutor estava presente na criação da Mão de Ômega, formava parte do chamado "Plano Mestre de Cartmel" do editor de roteiros Andrew para devolver um pouco de mistério de suas origens. Entretanto, como a série foi cancelada em 1989, as pretensas revelações não chegaram a ser produzidas.

Download das Legendas

Download dos Episódios