sexta-feira, 28 de outubro de 2016

084 - O Cérebro de Morbius

Divulgação
O Cérebro de Morbius, ou The Brain of Morbius, é o quinto e penúltimo arco da 13ª Temporada e foi transmitido originalmente entre 3 e 24 de Janeiro de 1976.

Sinopse:

A TARDIS aterrissa no planeta Karn, e o Doutor sai com pressa e irritação, culpando os Senhores do Tempo de novamente desviar o curso de sua nave. Enquanto ele fica emburrado, Sarah quer explorar as redondezas, e encontra um vale repleto de espaçonaves caídas. Fora o cadáver decaptado e um castelo ao longe. Ao começar a chover, dirigem-se para lá. Enquanto isso, uma mulher com vestido estranho esteve investigando-os e volta à suas companheiras da Irmandade de Karn, para informar a líder da Irmandade, Maren. Essa não lhe acredita, já que nenhuma nave poderia aproximar-se sem que ela percebesse com sua percepção especial.

Notas do Segundo Revisor:

Fora os atores que interpretaram as encarnações anteriores do Doutor, os rostos que aparecem na máquina de teste mental são os de vários membros da equipe de produção. Depois de uma queixa e como compensação, a BBC pagou uma soma de dinheiro à união de atores "British Actors' Equity Association". Os rostos são de George Gallacio (gestor da unidade de produção), Robert Holmes (editor de roteiros), Graeme Harper (assistente de produção), Douglas Camfield (diretor), Philip Hinchcliffe (produtor), Christopher Baker (assistente de produção), Robert Banks Stewart (roteirista) e Christopher Barry (diretor).

Em O Assassino Mortal é introduzido o conceito de que os Senhores do Tempo regeneram-se até doze vezes. Já houve várias explicações para tentar aplicar essa característica retroativamente a este arco, incluindo a possibilidade de que os rostos foram de encarnações prévias de Morbius e versões mais jovens do 1º Doutor, ou potenciais encarnações futuras.

O roteiro original foi obra de Terrance Dicks, que usou algumas ideias do roteiro de sua peça teatral Dr. Who e os Daleks em As Sete Chaves para o Dia do Juízo Final (Doctor Who and the Daleks in the Seven Keys to Doomsday). Entretanto, depois de entregar esse original, Terrance precisou sair do país, e as limitações de produção requereram mudanças substanciais na trama. O editor de roteiros Robert Holmes fez as alterações sem informar a Terrance, pois não foi possível contatá-lo. Ao voltar ao Reino Unido, Terrance Dicks soube das mudanças e não gostou. Dessa forma, pediu que seu nome não aparecesse nos créditos, apenas um "suave pseudônimo". O pseudônimo escolhido foi "Robin Bland", que é um trocadilho com o que Terrance pediu no seu idioma, "bland pseudonym".

Legendas publicadas originalmente no Universo Who.

Download das Legendas

Download dos Episódios