quarta-feira, 30 de novembro de 2016

008 - O Reinado de Terror*

Divulgação
O Reinado de Terror, ou The Reign of Terror, é o oitavo e último arco da 1ª Temporada e foi transmitido entre 8 de Agosto e 12 de Setembro de 1964.

*Este arco contém os Episódios 4 e 5 reconstruídos em animação.
  Para saber mais, acesse Episódios Reconstruídos.

Sinopse:

O Doutor, Ian, Barbara e Susan chegam à França do século XVIII, durante a Revolução Francesa. Depois de serem capturados por um grupo que foge de Robespierre, a casa em que estavam é atacada pelos soldados revolucionários. Eles, depois de matar os fugitivos, levam Ian, Barbara e Susan, e põem fogo na casa, sem saber que o Doutor continua lá.

Notas do Segundo Revisor:

O diretor Henric Hirsch adoeceu durante o arco e não pôde dirigir o Episódio 3. John Gorrie, que já havia dirigido As Chaves de Marinus, substituiu Henric temporariamente. Como não houve créditos na tela para o diretor do episódio, algumas fontes creditaram Verity Lambert como diretora, apesar de ela ter negado isso violentamente. William Russell, intérprete de Ian, teve duas semanas de férias durante a filmagem deste arco, e nos Episódios 2 e 3 só apareceu em fragmentos filmados anteriormente. Do mesmo modo, a longa tomada do Doutor caminhando por uma estrada rural - certamente a primeira cena filmada em exteriores na história do programa -, foi um dublê de William Hartnell que fez, já que esse estava ocupado ensaiando para Os Sensorianos.

Os seis episódios foram destruídos durante a limpeza dos arquivos da BBC na década de 1970. Em 1982, um colecionador devolveu à BBC uma cópia de Prisioneiros da Conciergerie, e em outubro de 1984 foram encontradas em Chipre cópias dos restantes episódios recuperados - Uma Terra de Medo, Convidados da Madame Guilhotina e Uma Mudança de Identidade -, junto com mais uma cópia de Prisioneiros da Conciergerie, e voltaram aos arquivos da BBC em julho de 1985. Chipre não havia transmitido O Reinado de Terror. As cópias chegaram a Chipre de Malta. Então, com a recuperação desses episódios, só permaneceram perdidos os Episódios 4 e 6. Eles foram lançados em animação com o DVD do arco completo em 2013.

Em vários guias e listas da década de 1970, a estória levava o título de A Revolução Francesa (The French Revolution), título que parece vir de um artigo promocional da Radio Times entitulado Dr. Who e a Revolução Francesa (Dr. Who and the French Revolution).

"Le Chien Gris", mencionado pela primeira vez no Episódio 2, significa "O Cão Cinza".

Legendas publicadas originalmente no Universo Who.

Download das Legendas

Download dos Episódios