segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

143A - O Planeta Misterioso

Divulgação
O Planeta Misterioso, ou The Mysterious Planet, é a primeira parte do único arco da 23ª Temporada, O Julgamento de um Senhor do Tempo, e foi transmitido entre 6 e 27 de Setembro de 1986.

Sinopse:

O Doutor é obrigado a aterrissar a TARDIS em estação espacial gallifreyana, de onde é levado a uma corte judicial. A Inquisidora informa ao Doutor que ele será julgado por conduta imprópria de um Senhor do Tempo, e que o Valeyard mostrará as provas contra ele. A primeira prova é mostrada em um vídeo, da Matriz, do passado recente do Doutor, em que ele e Peri vão à Ravolox, que é muito semelhante à Terra.

Notas do Segundo Revisor:

Tributo ao Sexto Doutor: Um Casaco de Muitas Cores

A cena inicial da estação espacial dos Senhores do Tempo onde se desenvolveu o julgamento foi a filmagem mais cara da história da Série Clássica, a um custo de mais 8.000 mil libras! Na sequência é mostrada a estação espacial orbitando no espaço e depois atraindo a TARDIS ao seu interior usando um raio trator.

A partir deste arco, todos os exteriores seriam filmados em fita de vídeo de emissão exterior (OB) no lugar da película de 16mm. Isso continuaria até o final da série. O único trecho rodado em celuloide para este episódio foi a tomada de efeitos especiais de abertura da TARDIS. A BBC já pedia que as câmeras de cinema fossem substituídas por câmeras de OB desde princípios da década de 1980 dizendo que eram mais baratas e casavam melhor com o material em estúdio. John Nathan-Turner queria mudar para a OB desde a 19ª temporada, em 1982, mas encontrou resistência dos diretores que trabalhavam no programa nessa época.

Roger Brierley, que dava voz a Drathro, originalmente vestiria a a roupa de um robô e interpretaria fisicamente o papel, mas deu-se conta de que a roupa não era do seu tamanho, então o assistente de efeitos especiais, Paul McGuinness, que ajudou a projetar a vestimenta, ficou encarregado de interpretar fisicamente Drathro enquanto Brierley dizia suas linhas de diálogo fora da câmera. A música foi obra de Domic Glynn, e John Nathan-Turner ofereceu-lhe a oportunidade de fazer um novo arranjo para a vinheta de abertura da série. Essa vinheta foi a que menos durou, só na 23ª temporada, sem contar a versão não utilizada de Delia Derbyshire nem a de Paddy Kingsland que foi utilizada por erro em um episódio.

Tom Chadborn apareceu anteriormente em Cidade da Morte.

Legendas publicadas originalmente no Universo Who.

Download das Legendas

Download dos Episódios