segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

143C - Terror dos Vervoids

Divulgação
Terror dos Vervoids, ou Terror of the Vervoids, é a terceira e penúltima parte do único arco da 23ª Temporada, O Julgamento de um Senhor do Tempo, e foi transmitido entre 1 e 22 de Novembro de 1986.

Sinopse:

O Doutor começa a apresentar as provas para sua defesa, e para isso, diferente do Valeyard, que explorou o passado e o presente do Doutor, ele se dispõe a explorar o futuro, no qual ele e sua companheira Mel chegam ao cruzeiro espacial Hyperion III em 2986, respondendo a um pedido de socorro. Lá lutam contra uma raça de alienígenas conhecidos como os Vervoids, e ao mesmo tempo deverão se encarregar de frustrar uma tentativa de motim na nave por parte do oficial de segurança Rudge.

Notas do Segundo Revisor:

Tributo ao Sexto Doutor: O Ursinho Puff

A nova companheira Mel estreia aqui sem a típica história de "encontro", já que o vídeo apresentado nesta parte do arco 143 se passa no futuro do Doutor, após os dois já terem-se conhecido.

Esta parte de O Julgamento de um Senhor do Tempo passou por várias mãos, entre outras, David Halliwell, Jack Trevor Story, Christopher H. Bidmead e Peter J. Hammond. A versão desse último, entitulada Paraíso 5 (Paradise 5), agradava o editor de roteiros Eric Saward, mas não agradava a John Nathan-Turner, que a recusou e contratou Pip e Jane Baker no seu lugar.

Projetado como um típico mistério de assassinato no estilo Agatha Christie ambientado em um cruzeiro espacial, a autêntica estrutura da história são reminiscências da época de Douglas Adams na série como editor de roteiros, durante a 17ª temporada. No Episódio 9, o professor Lasky aparece brevemente lendo uma cópia de Assassinato no Expresso Oriente.

Estes episódios foram os últimos cuja trilha sonora veio da BBC Radiophonic Workshop. Elizabeth Parker recebeu inicialmente o encargo, mas, por algumas mudanças de agenda, no final, quem fez a trilha foi Malcolm Clarke. Coincidentemente, o primeiro trabalho da Radiophonic Workshop na série, em Os Demônios Marinhos (arco 62, ainda não disponível), também foi obra de Malcolm.

Como não foi utilizado um título individual na tela para esta parte do arco, houve certa confusão sobre que título usar. Originalmente levaria o título O Inimigo Definitivo, mas ele foi encaminhado para a parte seguinte. Os autores se referiram repetidamente a esta história em entrevistas como Os Vervoids (The Vervoids), assim como outros membros da produção, mas esse título não existe em nenhum documento da época. Quando foi publicada a novelização de Pip e Jane Baker, fez-se sob o título Terror dos Vervoids (Terror of the Vervoids), que é o título utilizado majoritariamente desde então.

Legendas publicadas originalmente no Universo Who.

Download das Legendas

Download dos Episódios