segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

143D - O Inimigo Definitivo

Divulgação
O Inimigo Definitivo, ou The Ultimate Foe, é a quarta e última parte do único arco da 23ª Temporada, O Julgamento de um Senhor do Tempo, e foi transmitido entre 29 de Novembro e 6 de Dezembro de 1986.

Sinopse:

O Doutor percebe que não tem mais provas para a sua defesa. E diz que as provas do Valeyard foram falsificadas, e que alguém adulterou a Matriz, embora o Guardião da Matriz insista que isso é impossível. De repente, Sabalom Glitz e Mel chegam. E o Mestre aparece na tela da Matriz para reconhecer sua responsabilidade e demonstrar que a alegação do Doutor é possível.

Notas do Segundo Revisor:

Tributo ao Sexto Doutor: Por que não gosta de mim?

Já que Mel é do futuro do Doutor, ela já o tinha conhecido, mas da perspectiva do Doutor, ele a está conhecendo pela primeira vez.

Na época em que Robert Holmes morreu sem terminar todo o roteiro, Eric Saward demitiu-se por causa dos desacordos com o produtor John Nathan-Turner, mas aceitou escrever o último episódio baseando-se no esquema de Robert, e também reescrever o esboço de Robert para unir ambos, pelo que foi creditado como editor de roteiros. O final original deste arco (e possivelmente da série) deixaria o Doutor e o Valeyard em um "cliffhanger" aberto, ambos lutando em um buraco negro até a morte como gancho. Entretanto, John pensou que fosse um final extremamente pessimista e achou que era importante que a série não acabasse com um final em aberto, já que depois do "descanso" era importante provar que a série estava de volta novamente. Eric negou-se a mudar o final e retirou a permissão para usarem seu roteiro no fim do dia, quando a produção já estava a ponto de entrar na fase de ensaios.

John Nathan-Turner contratou Pip e Jane Baker para escrever um episódio final de substituição. Por razões de direitos autorais eles não podiam saber nada do roteiro de Eric Saward. A única semelhança entre ambos roteiros é o anúncio de que o Alto Conselho dos Senhores do Tempo havia sido deposto, o que era um desenvolvimento natural dos roteiros anteriores. O novo roteiro acabava em uma nota otimista, com o Doutor saindo para novas aventuras. Mantendo esse tom otimista, John decidiu corrigir o roteiro no último minuto para mostrar que Peri não havia tido o final que foi mostrado em Confusão Mental. Nicola Bryant ficou decepcionada ao descobrir que haviam mudado o destino de sua personagem.

Nesta última parte da história, são evidentes as influências de Charles Dickens: a paisagem fictícia da Matriz se parece com a Inglaterra vitoriana, e o personagem e o nome do Sr. Popplewick são marcadamente dickensianos. O Doutor também cita as duas últimas frases de Um Conto de Duas Cidades.

Mesmo que os outros episódios desta temporada tenham durado os 25 minutos habituais, não foi possível editar o Episódio 14 nessa duração. John solicitou e teve permissão especial para que o episódio durasse 5 minutos a mais de seus horário habitual.

Legendas publicadas originalmente no Universo Who.

Download das Legendas
Episódio 14
Ou baixe todas as legendas desta temporada pelo Dropbox.

Download dos Episódios