quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017

035 - Os Sem Rosto*

Divulgação
Os Sem Rosto, ou The Faceless Ones, é o oitavo e penúltimo arco da 4ª Temporada e foi transmitido originalmente entre 8 de Abril e 13 de Maio de 1967.

*Este arco contém os Episódios 2 e 4 a 6 reconstruídos.
  Para saber mais, acesse Episódios Reconstruídos.

Sinopse:

A TARDIS materializa-se na pista do aeroporto de Gatwick. O Doutor, Ben, Polly e Jamie saem para descobrir que estão no meio do caminho de um avião que aterrissa. Um segurança vai até os três, no que eles separam-se para fugir. Enquanto a segurança do aeroporto confisca a TARDIS, Polly esconde-se no hangar da agência de viagens Chameleon Tours, onde vê Spencer matar outro homem e informar o capitão Blade, seu superior. Polly corre e avisa ao Doutor e a Jamie o que viu. Eles vão ao hangar, examinam o corpo e o Doutor descobre que a vítima foi eletrocutada por uma arma que não pode existir na Terra nessa época. Então vão buscar alguém com autoridade, e Blade captura Polly sem que o Doutor nem Jamie se deem conta. Ela e o corpo são escondidos antes do regresso dos dois juntos com as autoridades do aeroporto.

Notas do Revisor:

Entre os títulos provisórios desta história, há Os Camaleões (The Chameleons).

Esta história teve origem em outra planejada para o Doutor de William Hartnell por Hulke-Ellis entitulada A Grande Loja (The Big Store), na qual alienígenas ocupavam manequins em grandes armazéns esperando humanos que pudessem possuir. A ideia foi adaptada para o Doutor de Patrick Troughton e a localização mudada para um aeroporto metropolitano.

O arco foi filmado em exteriores no Aeroporto de Londres Gatwick. Heathrow também aceitou a oferta da equipe de produção, mas ela se decidiu por Gatwick já que o custa era menor. Um arco só seria filmado em Heathrow no final da 20ª temporada.

Havia uma lenda entre os fãs que dizia que esta foi a primeira história na que o rosto do Doutor apareceu na abertura (o que era difícil de determinar pela quantidade de episódios perdidos desta etapa da série). Na verdade, foi no arco anterior, O Terror Macra, quando estreiou a nova abertura. Entretanto, a nova versão da sinfonia que acompanhava esta abertura (e as seguintes até 1980) estreiou no Episódio 2.

Pauline Collins recebeu a oferta de continuar interpretando a personagem de Sam Briggs como uma nova acompanhante, mas recusou a oferta. Fazendo com que a atriz só aparecesse neste arco, embora ela tenha interpretado a Rainha Victoria da Inglaterra no segundo episódio da 2ª temporada da Série Atual, Dente e Garra.

Além dos episódios 2, 4, 5 e 6 terem sido perdidos, faltam 14 segundos do Episódio 3 por tratar-se de uma cópia em mau estado.

Legendas publicadas originalmente no Universo Who.

Download das Legendas

Download dos Episódios