sábado, 30 de setembro de 2017

036 - A Maldade dos Daleks*

Divulgação
A Maldade dos Daleks, ou The Evil of the Daleks, é o nono e último arco da 4ª Temporada e foi transmitido entre 20 de Maio e 1º de Julho de 1967.

*Este arco contém os Episódios 1 e 3 a 7 reconstruídos. Para saber mais, acesse Episódios Reconstruídos.

Sinopse:

Em Londres, em 1966, o Doutor e Jamie McCrimmon observam sem poder fazer nada como a TARDIS é levada de caminhão do aeroporto de Gatwick. O caminhão chega à loja de antiguidades de Edward Waterfield, que vende objetos da era vitoriana que, curiosamente, parecem novos. Edward está sendo coagido pelos Daleks, que aparecem em um quarto secreto de sua loja mediante uma máquina do tempo. Nisso, investigando a loja, o Doutor e Jamie caem em uma armadilha.

Notas do Revisor:

No Episódio 1, o Doutor menciona Roberto de Bruce, ou Roberto I. Ele foi o rei da Escócia de 1306 até sua morte. Sem contar a Terra, a viagem do Doutor a Skaro em A Maldade dos Daleks é uma das primeiras vezes que o Doutor volta a um planeta alienígena que já tinha visitado em uma história anterior. Uma nova versão do Imperador Dalek apareceria em Recordação dos Daleks e elementos deste arco apareceriam novamente na Série Atual, como usar espelhos para construir uma máquina do tempo e Daleks usando o "fator humano".

Em uma cena cortada do arco Dia dos Daleks foi dito que os Daleks rebeldes deste arco foram destruídos, estabelecendo que esta não seria a última batalha dos Daleks. Para explicar esse regresso depois de o Doutor dizer que ele e seus companheiros tinha visto "o fim dos Daleks, para sempre!", essa cena de Dia dos Daleks revelava que os Daleks humanos haviam perdido a guerra civil vista nesta história.

A história foi apagada dos arquivos da BBC no final da década de 1960. Os Episódios 1 a 6 foram apagados em agosto de 1968, e o 7 em setembro de 1969. O 2 só sobreviveu graças a uma cópia em celuloide, que foi encontrada em uma feira de carros e foi devolvida ao arquivo da BBC em maio de 1987. Além disso, foi descoberto um filme de como foi feito este arco, intitulado O Último Dalek (The Last Dalek), produzido pela equipe de efeitos especiais enquanto trabalhavam na conclusão do arco, o que facilitou a recriação das cenas da batalha na cena do clímax. Essa recriação, junto com o filme completo, tornou-se pública em diversas publicações de Troughton. Sem falar que sobreviveram vários fotogramas de toda a história.

No Episódio 4, Patrick Troughton só aparece em cenas filmadas anteriormente, já que estava de férias. Da mesma forma, Deborah Watling só aparece em uma cena pré-filmada no Episódio 3.
Legendas publicadas originalmente no Universo Who.

Download das Legendas

Download dos Episódios