sexta-feira, 23 de março de 2018

004 - Marco Polo*

Divulgação
Marco Polo é o quarto arco da 1ª Temporada e foi transmitido pela primeira vez entre 22 de fevereiro e 4 de abril de 1964.

Episódios:

Este arco contém todos os episódios reconstruídos. Para saber mais, acesse Episódios Reconstruídos.

O Teto do Mundo (The Roof of the World)*
As Areais Cantantes (The Singing Sands)*
A Caverna dos 500 Olhos (Five Hundred Eyes)*
As Paredes da Mentira (The Wall of Lies)*
Passageiro de Xanadu (Rider from Shang-Tu)*
O Poderoso Kublai Khan (Mighty Kublai Khan)*
Assassinato em Pequim (Assassin at Peking)*

Duração total dos sete episódios: 2:53:45

Sinopse:

Na China de 1289, a TARDIS fica gravemente danificada e os tripulantes são recolhidos pela caravana de Marco Polo, que está a caminho de ver o imperador Kublai Khan. Mas até chegarem ao imperador, desentendimentos, saudades de casa e ladrões serão alguns dos contratempos que o Doutor e seus companheiros terão que enfrentar.

Curiosidades e Bastidores:


Confira a reconstrução colorida no Arquivo Ômega.

Os episódios históricos que não apresentam elementos de ficção científica nas tramas, fora a explicação de como o Doutor e seus companheiros viajaram ao passado, foram comuns nas primeiras temporadas da série, isso mudou a partir de Os Escoceses[ainda não disponível], pois só haveria outro arco de enredo histórico na era do Quinto Doutor, fato que alegrou Patrick Troughton por poder explorar o autêntico drama científico e se distinguir do Doutor de William Hartnell. Voltando a este arco, Marco Polo é notável por introduzir muitos elementos educativos, tanto históricos bem como científicos, já que essa era a função original do programa.

Esta é uma das três únicas histórias de Dr. Who, junto com Missão ao Desconhecido[ainda não disponível] e O Massacre da Noite de São Bartolomeu[ainda não disponível], em que não foi possível recuperar nenhum fragmento em vídeo da retransmissão, ao contrário do som, que existe integralmente. Há alguns "telesnaps" (imagens do programa durante a transmissão, fotografias de uma tela de televisão) de todos os episódios, menos o quarto (As Paredes da Mentira).

O historiador de Dr. Who David Brunt comentou no fórum Outpost Gallifrey que Marco Polo ser a história mais vendida ao estrangeiro de todas as perdidas, torna sua perda mais irritante.

Zienia Merton apareceu em O Casamento de Sarah Jane Smith (The Wedding of Sarah Jane Smith), um episódio da série derivada de Dr. Who, As Aventuras de Sarah Jane, 45 anos depois de sua aparição neste arco.

A última emissão conhecida desta história foi na Etiópia, que transmitiu Marco Polo em um período de sete semanas entre 21 de janeiro e 4 de março de 1971. Sob instruções da BBC Enterprises, as cópias utilizadas foram devolvidas à BBC em Londres em abril de 1972. Seu destino posterior é desconhecido, mas supõe-se que foram destruídas ou jogadas fora em algum momento entre abril de 1972 e dezembro de 1977.

Em 2003, foi lançado um CD triplo com o som do arco, como parte do 40º aniversário de Dr. Who. Esse CD é único já que continha um mapa de Catai (China) tal e qual era no período da visita do Doutor à China, e também explicava as inconsistências históricas. Além do mais, o primeiro disco continha dados além do áudio: os arquivos mp3 da trilha sonora sem diálogos adicionais (nos CDs, havia uma narração de William Russell, completando os detalhes quando a ação era mais visual), arquivos PDF dos roteiros da narração e papéis de parede com o mapa de Catai mencionado anteriormente.

Na coleção de DVD de 2006, The Beginning, há uma versão da história condensada em 30 minutos como extra no disco de À Beira da Destruição. Essa versão da história, compilada por Derek Handley, consiste em fotografias do arco junto com uma trilha de áudio editada. O CD triplo voltaria a ser publicado em 2010 em The Lost TV Episodes - Collection One 1964-1965 com um disco bônus de entrevistas. Também foi remasterizado o set.

Arte Relacionada:
DeviantArt