domingo, 25 de março de 2018

006 - Os Astecas

Divulgação
Os Astecas, ou The Aztecs, é o sexto arco da 1ª Temporada.

Episódios:

Data de estreia de cada episódio:
23 de maio de 1964
30 de maio de 1964
6 de junho de 1964
13 de junho de 1964

O Templo do Mal (The Temple of Evil)
Os Guerreiros da Morte (The Warriors of Death)
A Noiva do Sacrifício (The Bride of Sacrifice)
O Dia das Trevas (The Day of Darkness)

Duração total dos quatro episódios: 1:38:50

Sinopse:

No México do século XV, o Doutor, sua neta e seus professores se veem presos do lado de fora de um templo, onde a TARDIS ficou trancada, enquanto Barbara é confundida com uma divindade. A partir disso, a professora tenta mudar a história estabelecida, contrariando o Doutor, além de todos procurarem uma maneira de se voltarem para a TARDIS e se desviar dos costumes mórbidos dos astecas.

Curiosidades e Bastidores: 

A música ambiental desta história foi obra do compositor clássico Sir Richard Rodney Bennett.

O arco estreou com 7,9 milhões de telespectadores, mantendo grandes números de audiência ao longo das quatro semanas. A resposta para o arco foi muito positiva, e desde então tem sido descrita como uma das maiores histórias da série.

O escritor John Lucarotti foi contratado para escrever Os Astecas pelo roteirista David Whitaker em 25 de fevereiro de 1964, enquanto outra de suas histórias - o quarto arco da série, Marco Polo - estava em produção. Tendo vivido no México, Lucarotti ficou fascinado pela civilização asteca. Ele os descreveu como "uma raça altamente civilizada e culta", e ficou particularmente fascinado por sua obsessão pelo sacrifício humano. Lucarotti escreveu os roteiros a bordo de seu barco em Maiorca, entregando os roteiros completos em 18 de março de 1964.

John Crockett foi designado para dirigir os episódios devido ao seu conhecimento da história, tendo anteriormente trabalhado no quarto episódio de Marco Polo. O designer Barry Newbery achou o arco difícil de se pesquisar, devido às informações limitadas sobre os astecas na época. Pesquisando usando livros fornecidos pela BBC, ele projetou a porta da tumba com base no estilo "quadrinhos" do design asteca. Ele também assistiu a um documentário sobre a arqueologia asteca na ITV e estava preocupado que um estúdio maior fosse necessário para a produção. A figurinista Daphne Dare usou de licença poética para seus figurinos, já que os homens astecas geralmente usavam apenas tangas e capas, enquanto as mulheres geralmente ficavam de topless.

Keith Pyott foi escolhido para o papel de Autloc, o Sumo Sacerdote dos Astecas, enquanto Ian Cullen e Margot Van der Burgh interpretaram Ixta e Cameca, respectivamente. Cullen lembrou que William Hartnell "não era a pessoa mais amigável do mundo, mas ele estava tentando lembrar todas essas falas". John Ringham, um antigo colega de Crockett, foi escolhido para interpretar Tlotoxl; para o personagem, Crockett disse a Ringham para "fazer todas as crianças do país odiarem você". A secretária de Crockett, June McMullen, sugeriu Walter Randall para o papel de Tonila, depois de encontrá-lo em uma festa.

A produtora Verity Lambert exigiu que Randall raspasse seu rosto para o papel. O especialista em artes marciais David Anderson, que já havia aparecido em Marco Polo, foi escalado como o Capitão da Guarda. Anderson também organizou a luta entre Ian e Ixta para o segundo episódio, e atuou como o dublê de William Russell no episódio final. Lucarotti usou nomes que soavam astecas para os personagens; por exemplo, o personagem Ixta foi derivado da cidade asteca Ixtapalapa.

Carole Ann Ford tirou duas semanas de férias durante as filmagens; ela apareceu em inserções pré-filmadas para os segundo e terceiro episódios. Estas foram filmadas em 13 de abril de 1964, durante a produção do arco anterior. Modelos silenciosos e planos de fundo foram filmados no Ealing Studios em 14 de abril. Os ensaios para o primeiro episódio aconteceram de 27 a 30 de abril, e as gravações ocorreram em 1º de maio no Lime Grove Studio D. Os segundo e terceiro episódios foram gravados em 8 e 15 de maio, respectivamente, no BBC Television Center. Ao descobrir que parte do cenário tinha sido quebrado desde a gravação do primeiro episódio, Crockett reorganizou rapidamente partes de outros conjuntos, bem como algumas plantas, para construir o cenário. O episódio final foi filmado em 22 de maio no Lime Grove Studio D.

O Doutor diz a Barbara: "Você não pode reescrever a história! Nem mesmo uma linha!". Essa ideia de mudanças temporais foi explorada mais a fundo em outras publicações, como no livro Os Viajantes do Tempo (The Time Travellers), em que o Primeiro Doutor diz a Barbara que, na verdade, eles mudam a história cada vez que aterrissam a TARDIS, mas normalmente essas mudanças são muito pequenas, e o Doutor nesse tempo não queria se envolver demais para evitar chamar a atenção de seu povo.

Artes Relacionadas:
Jeremy Bonwick
Lee Johnson
Masandro