domingo, 25 de março de 2018

033 - A Base Lunar*

Divulgação
A Base Lunar, ou The Moonbase, é o sexto arco da 4ª Temporada e foi transmitido pela primeira vez entre 11 de fevereiro e 4 de março de 1967.

Episódios:

Este arco contém os episódios 1 e 3 reconstruídos em animação. Para saber mais, acesse Episódios Reconstruídos.

Duração total dos quatro episódios: 1:38:22

Sinopse:

A TARDIS faz uma aterrissagem forçada na Lua e, vestidos com trajes de astronautas, o Doutor, Jamie, Ben e Polly saem da nave e brincam com a baixa gravidade. Só há uma construção à vista, uma base lunar que investiga a meteorologia, comandada por terrestres de diferentes nacionalidades. Entrando lá, o Doutor dispõe-se a fazer um trabalho de detetive, pois os tripulantes da base estão entrando em coma por causa de um estranho vírus. E o médico da estação, Evans, foi o primeiro a contrair a doença. Antes de morrer, delirando, fala de uma mão de prata.

Curiosidades e Bastidores:

Os títulos provisórios do arco foram Cybermen e O Retorno dos Cybermen (The Return of the Cybermen). Ele começou a ser preparado antes da transmissão do último episódio de O Décimo Planeta[ainda não disponível], para aproveitar a grande resposta positiva que tiveram esses ciborgues.

Quando Kit Pedler foi incumbido de escrever uma segunda história Cyberman, um de seus requisitos foi que a história deveria ter um só grande cenário e um número limitado de cenários menores.

Os três primeiros episódios foram gravados em sábados sucessivos na então regular casa de Dr. Who nos Riverside Studios, mas para o quarto episódio mudaram-se para os Lime Grove Studios.

Nesta história estreia o ator John Levene, sem ser creditado, como um Cyberman. John interpretaria posteriormente o personagem recorrente sargento Benton.

O último fragmento, utilizado para conectar-se com a aventura seguinte, O Terror Macra, foi filmado separado enquanto A Base Lunar era feita, já que os elementos de cena de Macra eram grandes demais para trazê-los para dentro do estúdio.

O primeiro esboço do roteiro foi escrito antes que Frazer Hines se convertesse em personagem regular do elenco. Dessa forma, Jamie precisou ser incluído em um roteiro que não tinha muito lugar para ele. Por isso, nos primeiros episódios, Jamie passou a maior parte do tempo na enfermaria, e nos últimos episódios algumas das falas de Ben foram cedidas para Jamie.

Arte Relacionada:
DeviantArt