domingo, 25 de março de 2018

070 - O Guerreiro do Tempo

Divulgação
O Guerreiro do Tempo, ou The Time Warrior, é o primeiro arco da 11ª Temporada e foi transmitido pela primeira vez entre 15 de dezembro de 1973 e 5 de janeiro de 1974.

Episódios:

Duração total dos quatro episódios: 1:37:01

Sinopse:

Na Idade Média, o bandido Irongron  e seu bando de criminosos encontram uma nave caída de um guerreiro Sontariano chamado Linx. O alienígena oferece a Irongron "armas mágicas" em troca de abrigo. Enquanto isso, na época atual, o Doutor e o brigadeiro Lethbridge-Stewart estão investigando o desaparecimento de vários cientistas de um complexo de investigação altamente secreto. Nisso, o Doutor conhece um excêntrico chamado Rubeish e uma jovem jornalista chamada Sarah Jane Smith, que se infiltrou no complexo fingindo ser sua tia. Nessa noite, Rubeish desaparece e o Doutor usa os dados recolhidos para pilotar a TARDIS até a Idade Média, sem dar-se conta de que Sarah Jane entrou como clandestina.

Curiosidades e Bastidores:


Este arco foi publicado em 2016 no Brasil em DVD pela Paris Filmes, reprodução da capa logo acima. Infelizmente, não há extras no DVD simples, e ele também contém os episódios O Estratagema Sontariano e O Céu Venenoso da Série Atual.

Entre os títulos provisórios há O Fugitivo do Tempo (The Time Fugitive) e O Sobrevivente do Tempo (The Time Survivor). A filmagem das cenas de exteriores nos castelos de Wessex e Irongron foram feitas no castelo de Peckforton, em Cheshire, utilizando diferentes pontos de vista.

Em 1989, o arco foi publicado em VHS em  formato omnibus, omitindo uma cena da captura de Sarah no início do segundo episódio.

Este arco é marcado por um bom número de estreias: é a primeira aparição de Sarah Jane Smith e os Sontarianos, a primeira menção do nome Gallifrey como o planeta natal do Doutor, e os Rutans. Também é a estreia de uma nova abertura e uma nova logomarca com forma de diamante, que permaneceu em uso até 1980.