domingo, 25 de março de 2018

087 - A Mão do Medo

Divulgação
A Mão do Medo, ou The Hand of Fear, é o segundo arco da 14ª Temporada, e foi transmitido pela primeira vez entre 2 e 23 de outubro de 1976.

Episódios:

Duração total dos quatro episódios: 1:39:00

Sinopse:

Há milênios, no planeta Kastria, Eldrad é alvo de pena de morte por seus crimes, incluindo a destruição das barreiras que mantinham os ventos solares sob controle. Porém, mesmo tendo seu corpo obliterado, sua mão sobrevive. No presente, o Doutor e Sarah Jane chegam a um lugar deserto onde são pegos de surpresa por uma explosão. Ao tentar sair dos escombros, Sarah pega na mão de Eldrad, ficando inconsciente.

Curiosidades e Bastidores:

Tributo à Sarah Jane: Minha Sarah Jane

Quando o Doutor prepara-se para hipnotizar Sarah, ela exclama "Oh, não, não é justo! Não de nov...", que é uma referência à sua hipnose anterior pelo Doutor em Terror dos Zygons[ainda não disponível]. Além disso, houve referências a Andy Pandy e Roentgens.

Quando Elisabeth Sladen anunciou sua intenção de sair da série, a ideia original era que Sarah fosse assassinada em uma história pseudo-histórica sobre alienígenas na Legião Estrangeira. Entretanto, Douglas Camfield, que era o cotado para escrever o roteiro, não pôde fazê-lo, para o alívio de Elisabeth, que não queria que Sarah saísse da série por morte ou matrimônio. Elisabeth também pediu que a partida de Sarah não fosse o tema principal da história, já que pensava que o programa era sobre o Doutor, não sobre o acompanhante. Bob Baker e Dave Martin intencionalmente não escreveram a cena da partida de Sarah. O roteiro dessa cena foi reescrito por Elisabeth Sladen e Tom Baker a partir da versão original de Robert Holmes.

O roteiro original da história mostrava um velho brigadeiro Lethbridge-Stewart que havia sido transferido da UNIT para a Força de Inteligência Xenológica Extraterrestre para estudar atividade ufológica. Era para ele morrer quando sua nave colidisse, felizmente, isso não ocorreu já que Nicholas Courtney não estava disponível para filmar. No roteiro original, Harry Sullivan também aparecia. Além disso, a srta. Jackson era um homem sem nome, foi o diretor Lennie Mayne que ampliou seu papel, alterou o seu gênero e escalou sua mulher, Frances Pidgeon, para interpretá-lo. Por fim, a casa de Eldrad era para ser o buraco negro de Ômega 4.6. Quando o editor de roteiros Robert Holmes sinalizou a Bob Baker e Dave Martin que o nome Ômega já havia aparecido na série (em Os Três Doutores[ainda não disponível], que ironicamente também foi uma história escrita por Bob e Dave), eles mudaram o nome para Kastria.

Para o episódio 1 foi filmada uma explosão real na locação. Durante muitos anos persistiu o rumor de que uma câmera foi destruída na explosão. Os comentários do DVD deixam claro isso é apenas uma lenda urbana de fãs. A estação de energia nuclear originalmente seria o complexo de energia de As Garras de Axos, mas resolveram mudar o nome. As cenas foram filmadas na estação nuclear de Oldburry, em Gloucestershire. A próxima Thornbury foi utilizada para a cena final.

Na última cena do episódio 4, Sarah Jane sibila a canção Daddy Wouldn't Buy Me a Bow Wow. Como a atriz não sabe assobiar, o diretor Lennie fez o assovio enquanto Elisabeth o representava em playback.

Arte Relacionada:
DeviantArt