segunda-feira, 16 de julho de 2018

023 - A Arca

Divulgação
A Arca, ou The Ark, é o sexto arco da 3ª Temporada e foi transmitido pela primeira vez entre 5 e 26 de março de 1966.

Episódios:

O Céu de Aço (The Steel Sky)
A Praga (The Plague)
O Retorno (The Return)
A Bomba (The Bomb)

Duração total dos quatro episódios: 1:38:15

Sinopse:

Quase dez milhões de anos no futuro, a TARDIS materializa-se em uma enorme nave espacial, que inclui um mini zoológico e plantas diversas. O Doutor e Steven ainda estão explicando à sua nova companheira Dodo como funciona as viagens no tempo, quando ela mostra sintomas de um resfriado. Nisso, os três conhecem os tripulantes da nave que consistem em alienígenas idênticos de um olho só, chamados de Monoids, e nos humanos do futuro. A nave reúne o resto da humanidade e da fauna e flora da Terra, que estava prestes a ser destruída pelo Sol, que dirige-se a um planeta similar à Terra chamado Refusis II, e a viagem levará 700 anos. Sabendo de tudo isso, Dodo chama a nave de a Arca.

Curiosidades e Bastidores:

Por algum motivo desconhecido, a TARDIS é chamada de "caixa preta" no episódio O Céu de Aço, apesar de as cabines de polícia sempre terem sido azuis, dentro e fora da série.

A história constitui a primeira viagem de Dodo Chaplet como companheira de viagem do Doutor. É também o primeiro arco da terceira temporada a existir em sua totalidade. E a Terra é vista sendo destruída pelo Sol no episódio A Praga.

Embora Lesley Scott seja creditada como coautora, ela não aparenta ter feito nenhum trabalho no roteiro. Seu então marido, Paul Erickson, pediu que lhe dessem crédito, mas seu nome não aparece em nenhum outro documento relacionado. Uma Lesley Scott aparece creditada como contribuinte do Doctor Who Annual de World Distributors/World International, mas não é claro se se trata da mesma pessoa.

Os Monoids eram interpretados por atores que seguravam uma bola de pingue-pongue com a boca representando o único olho dos alienígenas. A parte superior do rosto dos atores era ocultada por uma peruca. Os Monoids também aparecem no áudio O Reino dos Cegos.

Michael Sheard aparece como convidado especial no arco, e o ator Bill Hunter interpretou um dos Guardiões, mas não foi creditado.

A história foi publicada em VHS em 1998. Depois, foi publicada em CD com narração de Peter Purves. O CD também incluía uma entrevista com Peter sobre este arco e seu tempo na série. O arco foi publicado em DVD em 14 de fevereiro de 2011.

Paul Erickson, escritor desta história, também escreveu a novelização dela, que foi publicada em outubro de 1986.

Arte Relacionada:
westley j smith